Avaliação do estresse de enfermeiros assistenciais no ensino à distância

Autores

  • Sérgio Henrique Simonetti Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia; ABEn
  • Marina Ferraz de Arruda Dedini
  • Estela Regina Ferraz Bianchi
  • Rika Miyahara Kobayashi

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação à Distância, Estresse

Resumo

Objetivos

: Identificar o nível de estresse percebido e no trabalho de enfermeiros assistenciais que atuaram como educadores na construção, desenvolvimento e avaliação da educação à distância (EaD). Métodos: Estudo descritivo e exploratório realizado com 16 enfermeiros, utilizando as escalas de Estresse no Trabalho (EET) e Estresse Percebido (PSS). Resultados: O escore de estresse obtido para PSS foi 17,9 e para EET de 50,7, considerando o perfil de enfermeiras, mulheres (93,8%), casadas (37,5%), com filhos (31%), pós-graduadas (93,8 %), formadas há 6 anos (50%) e com idade média de 30 anos. Conclusão: O nível de estresse das enfermeiras assistenciais foi médio, tendo em vista um perfil de profissionais com vários papéis sociais que acumularam atribuições em serviço, mas que foi equilibrado pela motivação para inovar, atualizar-se no uso de tecnologias educacionais e domínio do conhecimento.

Biografia do Autor

Sérgio Henrique Simonetti, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia; ABEn

Doutorando pelo Programa Interunidades de Doutorado EEUSP/EERP=USP. Mestre em Ciências pelo PROESA-EEUSP. Enfermeiro do Serviço de Educação Continuada do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Tem experiência em área de educação para formação nas Universidades: FMU, UNICSUL e USM. Atuou em Unidade de Internação de especialidade Cardiovascular e Transplantes, e Unidade Ambulatorial na Seção de Anticoagulação Oral.

Downloads

Publicado

29-09-2013

Como Citar

Simonetti, S. H., Dedini, M. F. de A., Bianchi, E. R. F., & Kobayashi, R. M. (2013). Avaliação do estresse de enfermeiros assistenciais no ensino à distância. Journal of Health Informatics, 5(3). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/262

Edição

Seção

Artigo Original