Avaliação do treinamento mediado por tecnologias educacionais: revisão integrativa
Palavras-chave:
Tecnologia Educacional, Informática em Enfermagem, Avaliação EducacionalResumo
Objetivo: Identificar resultados da avaliação de treinamentos realizados por meio de educação continuada de enfermeiros mediados por tecnologias educacionais, em cenário de práticas. Método: Esta revisão integrativa incluiu artigos publicados entre 2012 a 2016,das bases LILACS, Scielo,Bdenf,Medline/PUBMED,CINAHL excluindo-se artigos relacionados à formação de graduandos/pós-graduandos e educação de pacientes. Utilizou-se Galvão como referencial metodológico e Abad como referencial teórico de análise. Resultados: Foram selecionados 17 artigos publicados no idioma inglês. Entre eles estudos de coorte ou caso controles e relacionados a Simulação foram prevalentes. Todos avaliaram a aprendizagem e alguns também o impacto no trabalho, suporte para a transferência ou a reação. Conclusão: O treinamento de enfermeiros e a avaliaçãode impacto em cenário de campo precisam ser desenvolvidos no Brasil sistematicamente. Este processo de avaliação deve envolver o profissional treinado e ser realizado com ênfase no suporte para transferência e como uma política de recursos humanos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo ao Journal of Health Informatics é entendida como exclusiva e que não está sendo considerada para publicação em outra revista. A permissão dos autores para a publicação de seu artigo no J. Health Inform. implica na exclusiva autorização concedida aos editores para incluí-lo na revista. Ao submeter um artigo, ao autor será solicitada a permissão eletrônica de um Termo de Transferência de Direitos Autorais. Uma mensagem eletrônica será enviada ao autor correspondente confirmando o recibo do manuscrito e o aceite da Declaração de Direito Autoral.