Avaliação do treinamento mediado por tecnologias educacionais: revisão integrativa

Autores

  • Rika Miyahara Kobayashi Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
  • Gabriela Denise de Araújo

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Informática em Enfermagem, Avaliação Educacional

Resumo

Objetivo: Identificar resultados da avaliação de treinamentos realizados por meio de educação continuada de enfermeiros mediados por tecnologias educacionais, em cenário de práticas. Método: Esta revisão integrativa incluiu artigos publicados entre 2012 a 2016,das bases LILACS, Scielo,Bdenf,Medline/PUBMED,CINAHL excluindo-se artigos relacionados à formação de graduandos/pós-graduandos e educação de pacientes. Utilizou-se Galvão como referencial metodológico e Abad como referencial teórico de análise. Resultados: Foram selecionados 17 artigos publicados no idioma inglês. Entre eles estudos de coorte ou caso controles e relacionados a Simulação foram prevalentes. Todos avaliaram a aprendizagem e alguns também o impacto no trabalho, suporte para a transferência ou a reação. Conclusão: O treinamento de enfermeiros e a avaliaçãode impacto em cenário de campo precisam ser desenvolvidos no Brasil sistematicamente. Este processo de avaliação deve envolver o profissional treinado e ser realizado com ênfase no suporte para transferência e como uma política de recursos humanos.

Biografia do Autor

Rika Miyahara Kobayashi, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola Enfermagem da Universidade de São Paulo. Diretora Técnica do Serviço de Educação Continuada e Vice Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU) do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e membro da Comissão Nacional de Residência em Enfermagem (Conarenf), do Sistema Cofen/Conselhos Regionais.

Gabriela Denise de Araújo

Graduada em Informática Biomédica pela Universidade de São Paulo _Ribeirão Preto (USP_RP), Mestre em Ciências. Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde – PPGIS, Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP, São Paulo, (SP), Brasil.

Downloads

Publicado

10-08-2019

Como Citar

Kobayashi, R. M., & Araújo, G. D. de. (2019). Avaliação do treinamento mediado por tecnologias educacionais: revisão integrativa. Journal of Health Informatics, 11(3). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/548

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)