Sistemas de Informação em Saúde: inconsistências de informações no contexto da Atenção Primária

Autores

  • Yana Balduíno de Araújo Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Laura Cristhiane Mendonça Rezende Universidade Federal da Paraíba
  • Márcia Mayara Dias de Queiroga Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba.
  • Sérgio Ribeiro dos Santos Universidade Federal da Paraíba.

Palavras-chave:

Sistemas de Informação em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Tomada de Decisões

Resumo

Objetivo: Este artigo pretende comparar os dados referentes à hipertensão, diabetes, tuberculose e hanseníase entre o SIAB e os sistemas SISHIPERDIA e SINAN. Método: Trata-se de um estudo transversal de caráter descritivo, com abordagem quantitativa, realizado a partir dos dados de UBS pertencentes ao território do Distrito Sanitário III do município de João Pessoa-PB, considerando a série histórica produzida por estes sistemas no período de julho a dezembro de 2013. Resultados: Os resultados mostram as divergências encontradas entre estes sistemas de informações. Comparando-se o SIAB e o HIPERDIA, este apresentou um número superior de cadastrados, já o inverso ocorreu com os dados apresentados pelo SINAN, pois esse sistema apresentou um quantitativo de cadastros inferior ao SIAB. Conclusão: observou-se que a fragmentação dos referidos sistemas gera excesso e duplicidade de informações, dificultando o cruzamento e a consolidação de dados importantes para o processo de tomada de decisão na atenção primária à saúde.

Biografia do Autor

Yana Balduíno de Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professora Assistente I da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. Doutoranda em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba.

Laura Cristhiane Mendonça Rezende, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Mestre em enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). docente da Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa-PB.

Márcia Mayara Dias de Queiroga, Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba.

Enfermeira. Coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba. João Pessoa/PB – Brasil.

Sérgio Ribeiro dos Santos, Universidade Federal da Paraíba.

Doutor em Sociologia. Professor Associado do Departamento de Enfermagem Clínica e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB. João Pessoa, PB, Brasil.

Downloads

Publicado

28-11-2016

Como Citar

de Araújo, Y. B., Rezende, L. C. M., de Queiroga, M. M. D., & dos Santos, S. R. (2016). Sistemas de Informação em Saúde: inconsistências de informações no contexto da Atenção Primária. Journal of Health Informatics, 8(5). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/438

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.