Caracterização de Portfólios Digitais: Revisão Integrativa da Literatura
Palavras-chave:
Informática Médica, Recursos Humanos em Saúde, Tecnologia EducacionalResumo
Este estudo objetivou analisar os formatos de portfólios que empregam recursos de informática, no contexto da formação em saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de artigos completos, das bases LILACS e MEDLINE, nos idiomas português e inglês, a partir dos descritores: Avaliação Educacional, Tecnologia Educacional e da palavra-chave portfólio. A amostra final constituiu-se de 29 artigos, advindos da Europa, América e Oceania. Após análise, identificou que o portfólio reflexivo, potente estratégia de aprendizagem inicialmente com formato manuscrito, vem explorando novas versões digitais. Observou-se a importância da tecnologia como facilitadora quando associada aos referenciais pedagógicos adequados, sendo estas experiências positivas, com caráter polissêmico, com perspectivas de aprimoramento pertinentes e promissoras. Espera-se a concretização de novos trabalhos que sejam voltados ao contexto educacional brasileiro.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo ao Journal of Health Informatics é entendida como exclusiva e que não está sendo considerada para publicação em outra revista. A permissão dos autores para a publicação de seu artigo no J. Health Inform. implica na exclusiva autorização concedida aos editores para incluí-lo na revista. Ao submeter um artigo, ao autor será solicitada a permissão eletrônica de um Termo de Transferência de Direitos Autorais. Uma mensagem eletrônica será enviada ao autor correspondente confirmando o recibo do manuscrito e o aceite da Declaração de Direito Autoral.