Caracterização de Portfólios Digitais: Revisão Integrativa da Literatura

Autores

  • Fernanda Maria Miranda Universidade Federal de São Carlos (PPGEnf/ UFSCar)
  • Silvia Helena Zem-Mascarenhas Universidade Federal de São Carlos (PPGEnf/ UFSCar)

Palavras-chave:

Informática Médica, Recursos Humanos em Saúde, Tecnologia Educacional

Resumo

Este estudo objetivou analisar os formatos de portfólios que empregam recursos de informática, no contexto da formação em saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de artigos completos, das bases LILACS e MEDLINE, nos idiomas português e inglês, a partir dos descritores: Avaliação Educacional, Tecnologia Educacional e da palavra-chave portfólio. A amostra final constituiu-se de 29 artigos, advindos da Europa, América e Oceania. Após análise, identificou que o portfólio reflexivo, potente estratégia de aprendizagem inicialmente com formato manuscrito, vem explorando novas versões digitais. Observou-se a importância da tecnologia como facilitadora quando associada aos referenciais pedagógicos adequados, sendo estas experiências positivas, com caráter polissêmico, com perspectivas de aprimoramento pertinentes e promissoras. Espera-se a concretização de novos trabalhos que sejam voltados ao contexto educacional brasileiro.

Biografia do Autor

Fernanda Maria Miranda, Universidade Federal de São Carlos (PPGEnf/ UFSCar)

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, SP – Brasil.

Silvia Helena Zem-Mascarenhas, Universidade Federal de São Carlos (PPGEnf/ UFSCar)

Enfermeira. Professor Associado da UFSCar, São Carlos, SP – Brasil.

Downloads

Publicado

20-08-2018

Como Citar

Miranda, F. M., & Zem-Mascarenhas, S. H. (2018). Caracterização de Portfólios Digitais: Revisão Integrativa da Literatura. Journal of Health Informatics, 10(3). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/547

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)