Jogo Interativo para o auxílio do diagnóstico clínico do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em crianças

Autores

  • Leandro Rubim de Freitas Professor da Faculdade de Informática e Administração Paulista - FIAP
  • Luiz Teruo Kawamoto Junior Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP
  • Waltraudi Orchulhak Kawamoto Professora da Universidade Brasil

Palavras-chave:

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Jogos e Brinquedos, Validação de programas de computador

Resumo

Objetivo: Desenvolver um jogo interativo em ambiente virtual batizado de LogicalGame, para auxílio do diagnóstico clínico do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, de forma divertida e sem constrangimento. Métodos: Após o desenvolvimento do jogo, para validação foi utilizada uma amostra com 284 crianças do ensino fundamental 1 de uma escola particular da cidade de São Paulo. Destas, 26 foram previamente diagnosticadas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e 258 crianças sem a referida patologia. Resultados: O teste de Mann-Whitney foi utilizado para comparar os tempos das amostras “com TDAH” e “sem TDAH”, capturados por meio do LogicalGame, e a média das medianas das atividades para determinar o nível de classificação do diagnóstico de TDAH. Conclusão: Os resultados indicaram que é possível a hipótese do LogicalGame auxiliar no diagnóstico clínico de TDAH para crianças do ensino fundamental 1.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Rubim de Freitas, Professor da Faculdade de Informática e Administração Paulista - FIAP

Professor da Faculdade de Informática e Administração Paulista - FIAP

Luiz Teruo Kawamoto Junior, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Waltraudi Orchulhak Kawamoto, Professora da Universidade Brasil

Professora da Universidade Brasil

Downloads

Publicado

13-05-2019

Como Citar

Freitas, L. R. de, Kawamoto Junior, L. T., & Kawamoto, W. O. (2019). Jogo Interativo para o auxílio do diagnóstico clínico do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em crianças. Journal of Health Informatics, 11(2). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/612

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.