Jogo Interativo para o auxílio do diagnóstico clínico do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em crianças
Palavras-chave:
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Jogos e Brinquedos, Validação de programas de computadorResumo
Objetivo: Desenvolver um jogo interativo em ambiente virtual batizado de LogicalGame, para auxílio do diagnóstico clínico do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, de forma divertida e sem constrangimento. Métodos: Após o desenvolvimento do jogo, para validação foi utilizada uma amostra com 284 crianças do ensino fundamental 1 de uma escola particular da cidade de São Paulo. Destas, 26 foram previamente diagnosticadas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e 258 crianças sem a referida patologia. Resultados: O teste de Mann-Whitney foi utilizado para comparar os tempos das amostras “com TDAH” e “sem TDAH”, capturados por meio do LogicalGame, e a média das medianas das atividades para determinar o nível de classificação do diagnóstico de TDAH. Conclusão: Os resultados indicaram que é possível a hipótese do LogicalGame auxiliar no diagnóstico clínico de TDAH para crianças do ensino fundamental 1.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo ao Journal of Health Informatics é entendida como exclusiva e que não está sendo considerada para publicação em outra revista. A permissão dos autores para a publicação de seu artigo no J. Health Inform. implica na exclusiva autorização concedida aos editores para incluí-lo na revista. Ao submeter um artigo, ao autor será solicitada a permissão eletrônica de um Termo de Transferência de Direitos Autorais. Uma mensagem eletrônica será enviada ao autor correspondente confirmando o recibo do manuscrito e o aceite da Declaração de Direito Autoral.