Jogo Interativo para o auxílio do diagnóstico clínico do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em crianças

Autores

  • Leandro Rubim de Freitas Professor da Faculdade de Informática e Administração Paulista - FIAP
  • Luiz Teruo Kawamoto Junior Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP
  • Waltraudi Orchulhak Kawamoto Professora da Universidade Brasil

Palavras-chave:

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Jogos e Brinquedos, Validação de programas de computador

Resumo

Objetivo: Desenvolver um jogo interativo em ambiente virtual batizado de LogicalGame, para auxílio do diagnóstico clínico do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, de forma divertida e sem constrangimento. Métodos: Após o desenvolvimento do jogo, para validação foi utilizada uma amostra com 284 crianças do ensino fundamental 1 de uma escola particular da cidade de São Paulo. Destas, 26 foram previamente diagnosticadas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e 258 crianças sem a referida patologia. Resultados: O teste de Mann-Whitney foi utilizado para comparar os tempos das amostras “com TDAH” e “sem TDAH”, capturados por meio do LogicalGame, e a média das medianas das atividades para determinar o nível de classificação do diagnóstico de TDAH. Conclusão: Os resultados indicaram que é possível a hipótese do LogicalGame auxiliar no diagnóstico clínico de TDAH para crianças do ensino fundamental 1.

Biografia do Autor

Leandro Rubim de Freitas, Professor da Faculdade de Informática e Administração Paulista - FIAP

Professor da Faculdade de Informática e Administração Paulista - FIAP

Luiz Teruo Kawamoto Junior, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Waltraudi Orchulhak Kawamoto, Professora da Universidade Brasil

Professora da Universidade Brasil

Downloads

Publicado

13-05-2019

Como Citar

Freitas, L. R. de, Kawamoto Junior, L. T., & Kawamoto, W. O. (2019). Jogo Interativo para o auxílio do diagnóstico clínico do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em crianças. Journal of Health Informatics, 11(2). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/612

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.