Análise do conteúdo central dos aplicativos sobre HIV para smartphones

Autores

  • Bárbara Jacqueline Peres Barbosa Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Alexis Pereira da Silva Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa
  • Tatiane de Jesus Mota Universidade Paulista (UNIP).
  • Lúcia Yasuko Izumi Nichiata Universidade de São Paulo (USP).

Palavras-chave:

Aplicativos Móveis, Tecnologia da Informação, Informática em Enfermagem

Resumo

Objetivo: Identificar e descrever os aplicativos (apps) disponíveis para celulares sobre HIV, na perspectiva de analisá-los quanto ao seu conteúdo central. Método: Estudos exploratório e descritivo a partir do conteúdo central, incluindo a totalidade dos apps relacionados à temática HIV disponíveis no Google Play e iTunes, com busca de agosto a setembro de 2017. A análise foi feita a partir das seguintes variáveis: nome; disponibilidade de acesso; recomendação da faixa etária; área de interesse; idioma; avaliação pelos usuários e data da última atualização. No Google Play, foram encontrados 250 apps; desses, 23 foram excluídos por não se tratarem da temática, restando 227 apps. No iTunes, foram localizados 88 apps; desses, 33 foram excluídos por não se tratarem da temática, sobrando 38 apps. Fez-se a checagem da busca com dois pesquisadores. Resultados: Nas duas plataformas, o acesso foi, majoritariamente de forma gratuita, disponibilizado no idioma inglês, com indicação de faixa etária ‘livre’ em temas como “medicina”, “saúde/fitness” e “educação”. Os apps em Android foram avaliados, em sua maioria, com os conceitos “Ótimo” e “Bom” (64,7% das avaliações dos usuários). Os apps top five são, em grande parte, informativos. Identificou-se produção nacional de apps voltados para HIV com protagonismo dos órgãos de gestão pública da saúde. Conclusão: O estudo trouxe uma panorâmica em relação aos conteúdos existentes na temática HIV. A qualidade dos seus conteúdos e seus atributos de usabilidade são os desafios postos na atualidade.

Biografia do Autor

Bárbara Jacqueline Peres Barbosa, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Enfermeira mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora na Universidade Paulista (UNIP) e Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo (SP), Brasil.

Alexis Pereira da Silva, Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa

Enfermeiro, Especialista em Urgência e Emergência, Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa, São Paulo (SP), Brasil.

Tatiane de Jesus Mota, Universidade Paulista (UNIP).

Graduanda em Enfermagem, Universidade Paulista (UNIP), São Paulo (SP), Brasil.

Lúcia Yasuko Izumi Nichiata, Universidade de São Paulo (USP).

Professora Associada da Universidade de São Paulo, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Universidade de São Paulo, São Paulo (SP), Brasil.

Downloads

Publicado

17-02-2019

Como Citar

Peres Barbosa, B. J., da Silva, A. P., Mota, T. de J., & Izumi Nichiata, L. Y. (2019). Análise do conteúdo central dos aplicativos sobre HIV para smartphones. Journal of Health Informatics, 11(1). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/653

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.