Qualidade da Informação do Prontuário Eletrônico do Paciente no Processo de Apoio à Decisão Clínica

Autores

  • Suellen de Alcântara Oliveira Universidade Federal de Itajubá
  • Fabio Favaretto Universidade Federal de Itajubá

Palavras-chave:

Qualidade dos Dados, Registros Eletrônicos de Saúde, Tomada de Decisão Clínica

Resumo

Objetivo: Este artigo descreve um trabalho de pesquisa sobre a aplicação de um modelo adaptado de avaliação da Qualidade da Informação (QI) do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) do Hospital de Clínicas de Itajubá com o objetivo de propor melhorias na qualidade dos dados. Método: Foi aplicado o modelo adaptado de avaliação da QI que contém passos e instruções para avaliação da informação, impacto no negócio e assim desenvolver os planos de melhorias para as informações do PEP. Resultados: Os resultados demonstram que as dimensões da QI Reputação, Acessibilidade e Valor agregado são as que impactam o processo de decisão clínica. Através da identificação destas dimensões foi realizada a investigação das causas raiz e desenvolvido os planos de melhorias da QI. Conclusão: O caminho metodológico permitiu desenvolver um projeto de Qualidade de Informação tendo como resultado as ações necessárias para melhoria contínua da informação.

 

Biografia do Autor

Suellen de Alcântara Oliveira, Universidade Federal de Itajubá

Gerente de Tecnologia da Informação do Hospital de Clínicas de Itajubá, com graduação em bacharel de Sistemas de Informação pela Faculdade de Administração em Informática (FAI), pós-graduação  latu sensu em Gestão de Tecnologia da Informação pela Universidade de Araraquara (UNIARA) e mestre em Administração pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

Fabio Favaretto, Universidade Federal de Itajubá

Engenheiro de produção com graduação, mestrado e doutorado na Escola de Engenharia de São Carlos - USP. Sócio fundador e consultor na empresa Optimal Assessoria e Comércio em Sistemas, com atuação entre 1993 e 2000. Professor universitário nas áreas de planejamento da produção e sistemas de informação desde 1997, atuando na Univ. Federal de São Carlos, Universidade de Franca, PUC do Paraná e UNIFEI. Pós doutorado na área de administração de serviços pela Universidad Complutense de Madrid em 2008.

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Publicado

10-03-2021

Como Citar

Oliveira, S. de A., & Favaretto, F. (2021). Qualidade da Informação do Prontuário Eletrônico do Paciente no Processo de Apoio à Decisão Clínica. Journal of Health Informatics, 13(1). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/767

Edição

Seção

Artigo Original

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