Competências em informática necessárias ao enfermeiro no contexto hospitalar: revisão integrativa

Autores

  • Lucio Padrini-Andrade Universidade Federal de São Paulo
  • Renata Tavares Franco Rodrigues Universidade Federal de São Paulo
  • Elaine Cristina Salzedas Muniz Universidade Federal de São Paulo
  • Mônica Taminato Universidade Federal de São Paulo
  • Regimar Carla Machado Universidade Federal de São Paulo
  • Elena Bohomol Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Informática em Enfermagem, Alfabetização Digital, Tecnologia da Informação

Resumo

Objetivo: Analisar a produção científica e evidências acerca das competências em informática em enfermagem necessárias ao enfermeiro no contexto hospitalar. Método: Revisão integrativa, com busca de artigos publicados nas bases de dados PubMed, Web of Science, Embase e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Resultados: Foram encontrados 2063 artigos, sendo quatro selecionados. Na análise desses estudos foram encontradas 20 competências em informática em enfermagem: informação, dados, administração, melhoria da qualidade, análise, treinamento, manutenção, comunicação, software básico e sistemas. Quanto aos níveis de prática foram classificados: 11 no nível iniciante, seis no nível experiente e três no nível de especialista. Conclusão: Acredita-se na importância do interesse da enfermagem em participar dos avanços tecnológicos na área da saúde, para acompanhar e atuar com as melhores buscas de informação para a realização do planejamento do cuidado ao paciente, e assim, melhora da assistência prestada.

Biografia do Autor

Lucio Padrini-Andrade, Universidade Federal de São Paulo

Analista de Sistemas. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/UNIFESP).

Renata Tavares Franco Rodrigues, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/UNIFESP).

Elaine Cristina Salzedas Muniz, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/UNIFESP).

Mônica Taminato, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeira. Professora Adjunta pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/UNIFESP).

Regimar Carla Machado, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeira. Professora Adjunta Livre-Docente da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/UNIFESP).

Elena Bohomol, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeira. Professora Associada Livre-Docente da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/UNIFESP).

Downloads

Publicado

19-12-2021

Como Citar

Padrini-Andrade, L., Rodrigues, R. T. F., Muniz, E. C. S., Taminato, M., Machado, R. C., & Bohomol, E. (2021). Competências em informática necessárias ao enfermeiro no contexto hospitalar: revisão integrativa. Journal of Health Informatics, 13(4). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/893

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.