Analisando um estudo longitudinal para tratamento do parkinson via Regras Triádicas
Palavras-chave:
Doença de Parkinson, Estudos Longitudinais, Mineração de DadosResumo
Este trabalho analisa as relações sintomáticas antes, durante e após um tratamento de pacientes com doença de Parkinson a partir de um estudo longitudinal por meio de regras triádicas para descrever as relações temporais de entre sintomas. As regras triádicas, fundamentadas na teoria da análise formal de conceitos, correspondem a regras de associação válidas sobre determinadas condições. Dentre os principais resultados destacamos que pacientes que tinham problemas de mobilidade e problemas de sonolência diurna, mantiveram esses sintomas antes e após o tratamento. Resultados também evidenciam que o tratamento realizado não tem impacto nos sintomas relacionados à fadiga. Os resultados mostram uma estratégia promissora para descrever bases de dados longitudinais na área de saúde, e pode ser utilizado como um sistema de apoio à decisão clínica para o tratamento da doença de Parkinson.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Henrique Fernandes Viana Mendes, Cristiane Neri Nobre, Mark Alan Junho Song, Luis Enrique Zárate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de um artigo ao Journal of Health Informatics é entendida como exclusiva e que não está sendo considerada para publicação em outra revista. A permissão dos autores para a publicação de seu artigo no J. Health Inform. implica na exclusiva autorização concedida aos editores para incluí-lo na revista. Ao submeter um artigo, ao autor será solicitada a permissão eletrônica de um Termo de Transferência de Direitos Autorais. Uma mensagem eletrônica será enviada ao autor correspondente confirmando o recibo do manuscrito e o aceite da Declaração de Direito Autoral.