Simulador de efeitos farmacodinâmicos no tratamento da asma

Autores

  • Leonardo Ronald Perin Rauta Instituto Federal de Santa Catarina Laboratório de Inteligência Aplicada - Universidade do Vale do Itajaí
  • Anita Maria da Rocha Fernandes Laboratório de Inteligência Aplicada - Universidade do Vale do Itajaí
  • Elizabeth Soares Fernandes King's College of London

Palavras-chave:

Sistema de informação em saúde, Asma, Farmacologia

Resumo

Asma é uma doença que atinge cerca de 10% da população mundial. Devido a tamanha proporção populacional afetada, é essencial que os profissionais da saúde conheçam os processos de sensibilização da asma, e também as cascatas de sinalização que são iniciadas depois da manipulação de um medicamento. Com o intuito de auxiliar o ensino desses processos farmacodinâmicos foi desenvolvido um simulador que apresenta ao estudante todo o processo de sensibilização e também permite que o estudante simule a administração de diferentes medicamentos a fim de avaliar as cascatas de sinalização que foram iniciadas. Este simulador foi avaliado por 65 estudantes, os quais atribuíram uma nota média de 8,46 pontos em um intervalo de 1 a 10. Isso demonstra que o uso de simuladores pode auxiliar no processo de ensino/aprendizagem dos efeitos farmacodinâmicos no tratamento da asma.

Publicado

2016-11-17

Como Citar

Rauta, L. R. P., Fernandes, A. M. da R., & Fernandes, E. S. (2016). Simulador de efeitos farmacodinâmicos no tratamento da asma. Journal of Health Informatics, 8(4). Obtido de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/411

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