Blockchain em Saúde: uma análise de pesquisas na base Scopus
Palavras-chave:
Blockchain, Healthcare, Registros-do-Paciente, Contratos-InteligentesResumo
Objetivos: Este estudo tem como objetivo analisar os principais modelos e aplicações da tecnologia Blockchain na saúde, identificando seus benefícios, desafios e compreender como a tecnologia está impactando a área médica. Método: Esta pesquisa se baseia em uma revisão sistemática de artigos publicados em saúde na base de dados Scopus, mostrando o processo de seleção dos artigos, a análise bibliométrica, análise de conteúdo e análise de rede em alinhamento com o objetivo do estudo. Resultados: Trinta artigos foram selecionados para estruturar o estudo, um ponto de atenção na implementação da tecnologia deve-se quanto à questão da interoperabilidade, privacidade e segurança dos dados. Conclusão: Este artigo fornece um panorama do cenário dos modelos propostos e implementações baseadas em Blockchain na área médica. Além disso, este trabalho contribui para o processo de concepção e implementação da Blockchain na saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Charles Jefferson Rodrigues Alves, Leandro Teófilo Pinto dos Reis, Levi Rodrigues Neto, Débora Oliveira da Silva, Cristiano André da Costa
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
A submissão de um artigo ao Journal of Health Informatics é entendida como exclusiva e que não está sendo considerada para publicação em outra revista. A permissão dos autores para a publicação de seu artigo no J. Health Inform. implica na exclusiva autorização concedida aos editores para incluí-lo na revista. Ao submeter um artigo, ao autor será solicitada a permissão eletrônica de um Termo de Transferência de Direitos Autorais. Uma mensagem eletrônica será enviada ao autor correspondente confirmando o recibo do manuscrito e o aceite da Declaração de Direito Autoral.