Avaliação da experiência de estudantes de ensino à distância em informática em saúde
DOI:
https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1366Palavras-chave:
Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, UsabilidadeResumo
Objetivo: Avaliar a satisfação dos estudantes do curso de Informática em Saúde da Unifesp com o ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Método: Abordagem mista qualitativa e quantitativa, com análise de conteúdo e estatística descritiva. Questionário online aplicado aos 116 estudantes, abordando experiência, usabilidade e visualização no Moodle. Resultados: Os estudantes preferiram acessar materiais em PDF, HTML e áudio. Destacaram boa usabilidade, clareza na navegação e suporte adequado. Poucos utilizaram recursos de acessibilidade. Sugestões de melhorias incluíram acesso aos menus e mais vídeos. Conclusão: A importância da usabilidade na experiência dos estudantes foi evidenciada. Recomenda-se aprimorar a acessibilidade, oferecer mais vídeos e simplificar a apresentação de informações por disciplina.
Referências
Emmanouil Z, Mantas J, Ognjanovic I, Sendelj R, Laković L, Kara PA. Health Informatics Training Programs to Strengthen Health Workforce in Montenegro. 2023. doi: https://www.doi.org/10.3233/SHTI230567.
George G, Saravanakrishnan V, Agarwal A. Health informatics and its contribution to health sectors. Innovations in Healthcare Informatics: From Interoperability to Data Analysis. 2023; 41:67. doi: https://doi.org/10.1049/pbhe041e_ch3.
Pandimurugan V, Abouhawawwash M, Mandviya R, Mawal C. Introduction to healthcare informatics: fundamentals and historical background. Innovations in Healthcare Informatics: From Interoperability to Data Analysis. 2023;41:1. doi: https://doi.org/10.1049/pbhe041e_ch1.
Pelogi APS, Pavini L, Palazzuoli M, Segóbia M, Moretti F, Penteado AP, Silva AA, Tenório J, Pisa IT, Novoa CG. O olhar do egresso sobre o impacto da especialização em informática em saúde: 10 anos de história. 2018;22(4).
Mehta R, Kumar V, Mishra S, Tanwar S, Patel Y. Evolving technologies: IoT and artificial intelligence for healthcare informatics. 2023. doi: https://doi.org/10.1049/pbhe041e_ch8.
Informática em Saúde. Disponível em: https://informaticaemsaude.com.br/is.uab/index.html. Acessado em: [26/05/2024].
Pelogi APS, Tenório JM, Pisa IT, Novoa CG. Especialização em Informática em Saúde UAB/UNIFESP: Relato de experiência. Journal of Health Informatics. 2022;14(Esp). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/976.
The role of moodle in education: a bibliometric review. J Math Educ. 2023. doi: https://doi.org/10.31327/jme.v8i1.1903.
Volodymyr K. Shared Modeling and Simulation Environment for Online Learning with Moodle and Jupyter. 2022. doi: https://doi.org/10.1007/978-3-031-30251-0_11.
Burmistrova NP, Ilina NO, Kornilceva E, Shamis VA, Shmakova AP. Monitoring Learning Outcomes in the Virtual Environment Moodle. Standards and Monitoring in Education. 2022. doi: https://doi.org/10.12737/1998-1740-2022-10-4-8-12
Gonçalves CF, Andrade EA, Mendonça Neto JR, Callou GF. Stochastic Models for Planning VLE Moodle Environments based on Containers and Virtual Machines. Rev Inform Teor Apl. 2022. doi: https://doi.org/10.22456/2175-2745.119196.
Flores-Piñas W, Flores-Piñas H, Chiri-Saravia PC, Laura-De La Cruz KM. Moodle in Distance Education. Puriq. 2022. doi: https://doi.org/10.37073/puriq.4.417.
Ritonga WA, Dalimunthe AH, Aditiya R. Evaluation of the moodle-based learning system applying the end user computing satisfaction method. J Inov Tecnol Pembelajaran. 2023. doi: https://doi.org/10.17977/um031v10i12023p106.
Peraic I, Grubišić A. Development and Evaluation of a Learning Analytics Dashboard for Moodle Learning Management System. 2021. doi: https://doi.org/10.1007/978-3-031-22131-6_30.
Legramante D, Azevedo A, Azevedo J. Teachers' and Students' Perception Regarding the Use of Moodle. 2021. doi: https://doi.org/10.5220/0011121800003182.
Sibgatullina A, Ivanova RA, Yushchik E. Moodle Learning System as an Effective Tool for Implementing the Innovation Policy of the University. Int J Web-based Learn Teach Technol. 2021. doi: https://doi.org/10.4018/ijwltt.298683.
Cunnington S, Codner A, Nelson E, McGrath DL, Greece J. The Shifting Public Health Landscape and Virtual Learning Environment: The Effectiveness of Practice-Based Teaching Delivered In-Person, Virtual, and Hybrid. Int J Environ Res Public Health. 2023. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph20042867.
Creswell JW, Creswell JD. Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Londres: Sage publications; 2017.
Bardin L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011.
Santos C. Manual de auto-aprendizagem - Estatística descritiva. 7ª ed. Lisboa: Edições Sílabo; 2007.
Salvador ME, Sakumoto M, Marin HF. Uso do Moodle na disciplina de Informática em Enfermagem. J Health Inform. 2013;5(4). https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/268/181.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de um artigo ao Journal of Health Informatics é entendida como exclusiva e que não está sendo considerada para publicação em outra revista. A permissão dos autores para a publicação de seu artigo no J. Health Inform. implica na exclusiva autorização concedida aos editores para incluí-lo na revista. Ao submeter um artigo, ao autor será solicitada a permissão eletrônica de um Termo de Transferência de Direitos Autorais. Uma mensagem eletrônica será enviada ao autor correspondente confirmando o recibo do manuscrito e o aceite da Declaração de Direito Autoral.