Avaliação da experiência de estudantes de ensino à distância em informática em saúde
DOI:
https://doi.org/10.59681/2175-4411.v16.iEspecial.2024.1366Palavras-chave:
Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, UsabilidadeResumo
Objetivo: Avaliar a satisfação dos estudantes do curso de Informática em Saúde da Unifesp com o ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Método: Abordagem mista qualitativa e quantitativa, com análise de conteúdo e estatística descritiva. Questionário online aplicado aos 116 estudantes, abordando experiência, usabilidade e visualização no Moodle. Resultados: Os estudantes preferiram acessar materiais em PDF, HTML e áudio. Destacaram boa usabilidade, clareza na navegação e suporte adequado. Poucos utilizaram recursos de acessibilidade. Sugestões de melhorias incluíram acesso aos menus e mais vídeos. Conclusão: A importância da usabilidade na experiência dos estudantes foi evidenciada. Recomenda-se aprimorar a acessibilidade, oferecer mais vídeos e simplificar a apresentação de informações por disciplina.
Downloads
Referências
Emmanouil Z, Mantas J, Ognjanovic I, Sendelj R, Laković L, Kara PA. Health Informatics Training Programs to Strengthen Health Workforce in Montenegro. 2023. doi: https://www.doi.org/10.3233/SHTI230567.
George G, Saravanakrishnan V, Agarwal A. Health informatics and its contribution to health sectors. Innovations in Healthcare Informatics: From Interoperability to Data Analysis. 2023; 41:67. doi: https://doi.org/10.1049/pbhe041e_ch3. DOI: https://doi.org/10.1049/PBHE041E_ch3
Pandimurugan V, Abouhawawwash M, Mandviya R, Mawal C. Introduction to healthcare informatics: fundamentals and historical background. Innovations in Healthcare Informatics: From Interoperability to Data Analysis. 2023;41:1. doi: https://doi.org/10.1049/pbhe041e_ch1. DOI: https://doi.org/10.1049/PBHE041E_ch1
Pelogi APS, Pavini L, Palazzuoli M, Segóbia M, Moretti F, Penteado AP, Silva AA, Tenório J, Pisa IT, Novoa CG. O olhar do egresso sobre o impacto da especialização em informática em saúde: 10 anos de história. 2018;22(4).
Mehta R, Kumar V, Mishra S, Tanwar S, Patel Y. Evolving technologies: IoT and artificial intelligence for healthcare informatics. 2023. doi: https://doi.org/10.1049/pbhe041e_ch8. DOI: https://doi.org/10.1049/PBHE041E_ch8
Informática em Saúde. Disponível em: https://informaticaemsaude.com.br/is.uab/index.html. Acessado em: [26/05/2024].
Pelogi APS, Tenório JM, Pisa IT, Novoa CG. Especialização em Informática em Saúde UAB/UNIFESP: Relato de experiência. Journal of Health Informatics. 2022;14(Esp). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/976.
The role of moodle in education: a bibliometric review. J Math Educ. 2023. doi: https://doi.org/10.31327/jme.v8i1.1903. DOI: https://doi.org/10.31327/jme.v8i1.1903
Volodymyr K. Shared Modeling and Simulation Environment for Online Learning with Moodle and Jupyter. 2022. doi: https://doi.org/10.1007/978-3-031-30251-0_11. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-30251-0_11
Burmistrova NP, Ilina NO, Kornilceva E, Shamis VA, Shmakova AP. Monitoring Learning Outcomes in the Virtual Environment Moodle. Standards and Monitoring in Education. 2022. doi: https://doi.org/10.12737/1998-1740-2022-10-4-8-12 DOI: https://doi.org/10.12737/1998-1740-2022-10-4-8-12
Gonçalves CF, Andrade EA, Mendonça Neto JR, Callou GF. Stochastic Models for Planning VLE Moodle Environments based on Containers and Virtual Machines. Rev Inform Teor Apl. 2022. doi: https://doi.org/10.22456/2175-2745.119196. DOI: https://doi.org/10.22456/2175-2745.119196
Flores-Piñas W, Flores-Piñas H, Chiri-Saravia PC, Laura-De La Cruz KM. Moodle in Distance Education. Puriq. 2022. doi: https://doi.org/10.37073/puriq.4.417. DOI: https://doi.org/10.37073/puriq.4.417
Ritonga WA, Dalimunthe AH, Aditiya R. Evaluation of the moodle-based learning system applying the end user computing satisfaction method. J Inov Tecnol Pembelajaran. 2023. doi: https://doi.org/10.17977/um031v10i12023p106. DOI: https://doi.org/10.17977/um031v10i12023p106
Peraic I, Grubišić A. Development and Evaluation of a Learning Analytics Dashboard for Moodle Learning Management System. 2021. doi: https://doi.org/10.1007/978-3-031-22131-6_30. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-22131-6_30
Legramante D, Azevedo A, Azevedo J. Teachers' and Students' Perception Regarding the Use of Moodle. 2021. doi: https://doi.org/10.5220/0011121800003182. DOI: https://doi.org/10.5220/0011121800003182
Sibgatullina A, Ivanova RA, Yushchik E. Moodle Learning System as an Effective Tool for Implementing the Innovation Policy of the University. Int J Web-based Learn Teach Technol. 2021. doi: https://doi.org/10.4018/ijwltt.298683. DOI: https://doi.org/10.4018/IJWLTT.298683
Cunnington S, Codner A, Nelson E, McGrath DL, Greece J. The Shifting Public Health Landscape and Virtual Learning Environment: The Effectiveness of Practice-Based Teaching Delivered In-Person, Virtual, and Hybrid. Int J Environ Res Public Health. 2023. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph20042867. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph20042867
Creswell JW, Creswell JD. Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Londres: Sage publications; 2017.
Bardin L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011.
Santos C. Manual de auto-aprendizagem - Estatística descritiva. 7ª ed. Lisboa: Edições Sílabo; 2007.
Salvador ME, Sakumoto M, Marin HF. Uso do Moodle na disciplina de Informática em Enfermagem. J Health Inform. 2013;5(4). https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/268/181.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de um artigo ao Journal of Health Informatics é entendida como exclusiva e que não está sendo considerada para publicação em outra revista (Declaração de Exclusividade). A permissão dos autores para a publicação de seu artigo no J. Health Inform. implica na exclusiva autorização concedida aos editores para incluí-lo na revista. Ao submeter um artigo, ao autor será solicitada a permissão de um Termo de Transferência de Direitos de Publicação. Uma mensagem eletrônica será enviada ao autor correspondente confirmando o recibo do manuscrito e o aceite da Declaração de Direito de Publicação.