Validação do prontuário eletrônico do paciente em uma instituição de ensino superior em saúde: relato da experiência no módulo Anamnese
Palavras-chave:
Informática Médica, Sistemas Computadorizados de Registros Médicos, Validação de Programas de ComputadorResumo
Este estudo teve como objetivo descrever uma experiência de participação coletiva no processo de validação de um módulo do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) em uma Faculdade pública de Odontologia e analisar a qualidade em uso do software. O PEP-Piloto é um software composto por informações de saúde em Odontologia, que contempla até o presente momento a Anamnese. O módulo Anamnese do PEP-Piloto foi validado por docentes e discentes da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás, implantado em duas clínicas modelo da referida instituição. A metodologia de desenvolvimento e validação incluiu as seguintes etapas: mapeamento dos workflows, estruturação da coordenação de tecnologia da informação, identificação e homologação de requisitos do software, elaboração do instrumento de validação e a validação propriamente dita. O relato dessa experiência pode contribuir para outras iniciativas semelhantes no contexto da saúde no que dizem respeito à aceitação (satisfação) e familiarização com o software.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de um artigo ao Journal of Health Informatics é entendida como exclusiva e que não está sendo considerada para publicação em outra revista. A permissão dos autores para a publicação de seu artigo no J. Health Inform. implica na exclusiva autorização concedida aos editores para incluí-lo na revista. Ao submeter um artigo, ao autor será solicitada a permissão eletrônica de um Termo de Transferência de Direitos Autorais. Uma mensagem eletrônica será enviada ao autor correspondente confirmando o recibo do manuscrito e o aceite da Declaração de Direito Autoral.