Análise de sentimentos sobre temas de saúde em mídia social

Autores

  • Gabriela Denise de Araujo Universidade Federal de São Paulo
  • Fernando Sequeira Sousa
  • Fabio Teixeira
  • Felipe Mancini
  • Edvane Birelo Lopes De Domenico
  • Marcelo de Paiva Guimarães
  • Ivan Torres Pisa

Palavras-chave:

Análise de sentimento, Doenças, Pacientes, Saúde

Resumo

Objetivo: Identificar na literatura científica estudos sobre análise de sentimento por meio do tratamento computacional de opiniões, sentimentos e subjetividades em textos relacionados à saúde provenientes de mídias sociais. Métodos: Pesquisa de revisão narrativa de literatura com artigos publicados entre 2009-2011, nas bases de dados PubMed, ISI, ACM e IEEE. Resultados: Foram selecionados cinco artigos, segundo os critérios de inclusão. Há resultados positivos referentes à utilização da análise de sentimento como uma técnica auxiliar ou principal processo para diferentes temas. Embora o sentimento seja altamente variável e dependente do contexto, verificou-se que o método disponibiliza um conjunto de técnicas para extrair essa avaliação e lidar com os conteúdos subjetivos. Conclusão: Análise de sentimento tem sido pouco explorada em temas relacionados à saúde. Entretanto, investigações descrevem as potencialidades da aplicação destas técnicas na área da saúde como promissora para prover benefícios aos consumidores, serviços de saúde e governos.

Downloads

Publicado

25-09-2012

Como Citar

Araujo, G. D. de, Sousa, F. S., Teixeira, F., Mancini, F., Domenico, E. B. L. D., Guimarães, M. de P., & Pisa, I. T. (2012). Análise de sentimentos sobre temas de saúde em mídia social. Journal of Health Informatics, 4(3). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/195

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>