Vídeo como ferramenta de ensino em cursos de saúde

Autores/as

  • Laise da Luz Ramos Universidade Federal de Campina Grande
  • Andresa Costa Pereira Universidade Federal de Campina Grande
  • Marco Antônio Dias da Silva Universidade Federal de Campina Grande

Palabras clave:

Tecnologia da informação, Educação, Internet

Resumen

Objetivo: Os objetivos desse estudo foram avaliar se vídeos são oferecidos como ferramenta complementar de estudo nos sites de cursos de saúde da região Norte do Brasil e verificar como vídeos instrucionais oferecidos livremente no YouTube são utilizados pelos usuários. Método: Foi utilizada a pesquisa documental para verificar o oferecimento de vídeos instrucionais nos sites dos cursos de graduação em saúde. Em seguida, foram produzidos e publicados vídeos curtos e longos de histologia na plataforma YouTube. Resultados: Verificou-se que nenhum dos sites das instituições da região Norte possuía vídeos com conteúdo instrucional para auxiliar no estudo. Observou-se também que vídeos de até 300s retém os usuários 22% menos que vídeos de 60s. Conclusão: Conclui-se que os sites dos cursos de saúde da região Norte do Brasil não são utilizados para oferecimento de vídeos instrucionais, que existe grande interesse por vídeos instrucionais e que a forma de apresentação do conteúdo pode impactar no modo com que os usuários acessam os vídeos.

Biografía del autor/a

Laise da Luz Ramos, Universidade Federal de Campina Grande

Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Patos(PB), Brasil.

Andresa Costa Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Patos(PB), Brasil.

Marco Antônio Dias da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Patos(PB), Brasil.

Publicado

2019-05-07

Cómo citar

Ramos, L. da L., Pereira, A. C., & Dias da Silva, M. A. (2019). Vídeo como ferramenta de ensino em cursos de saúde. Journal of Health Informatics, 11(2). Recuperado a partir de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/601

Número

Sección

Artículo Original

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