Análise da percepção de usuários sobre a qualidade de websites em saúde comparada com os critérios de adequação da HON

Autores

  • Alex Esteves Jaccoud Falcão UNIFESP
  • Felipe Mancini UNIFESP
  • Fabio Oliveira Teixeira UNIFESP
  • Fernando Sequeira Sousa UNIFESP
  • Anderson Diniz Hummel UNIFESP
  • Kellen Cristine Aureliano UNIFESP
  • Thiago Martini Costa UNIFESP
  • Daniel Sigulem UNIFESP
  • Ivan Torres Pisa UNIFESP

Palavras-chave:

Internet, Padrões de Referência, Controle de Qualidade

Resumo

Objetivos: Neste trabalho foi comparada a percepção de usuários sobre a qualidade de conteúdos de websites da área da saúde e suas respectivas avaliações sobre a adequação destes websites aos critérios éticos propostos pela HON. Métodos: Uma interface web foi desenvolvida com tecnologias Web 2.0 para a avaliação dos critérios de adequação e da percepção de qualidade. Estudantes da área de informática em saúde foram selecionados para determinar a percepção de qualidade e adequação de conteúdos de 50 websites no domínio da saúde. Resultados: Participaram deste estudo 352 estudantes, que realizaram 2.277 avaliações. Cada website foi avaliado em média 36,83 vezes, e os websites avaliados tiveram uma média de adequação de 50,11% e a pontuação da percepção de qualidade foi de 49,06 em uma escala de 0 a 100. Diante dos 12 critérios propostos, apenas 3 apresentaram correlação estatisticamente significante se comparado com a percepção dos usuários sobre a qualidade do conteúdo de websites de saúde. Conclusão: Diante das análises foi possível identificar que os websites apresentaram poucos indícios de adequação (50,11) e na visão dos avaliadores mesmo com pouca adequação, os websites foram considerados bons.

Biografia do Autor

Alex Esteves Jaccoud Falcão, UNIFESP

AFILIAÇÃO: Atualmente cursa doutorado em Informática em Saúde no programa de Pós-graduação em Informática em Saúde no Departamento de Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atua profissionalmente como coordenador especialista em telecomunicações no suporte técnico na Telefônica. RESUMO: Concluiu curso técnico em eletrônica na Escola Técnica Estadual Jorge Street (1994). Possui graduação em bacharelado em Sistemas de Informação pela Universidade São Marcos (2000). Concluiu mestrado em ciências no Departamento de Informática em Saúde da UNIFESP em 2010. Desde 2006 participa em atividades de pesquisa do Departamento de Informática em Saúde da (UNIFESP). Possui experiência na área de redes, desenvolvimento de sistemas, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações e Internet. Tem interesse em busca e recuperação de conteúdo na Internet, Informática em Saúde e Sistemas distribuídos baseados em serviços.

Downloads

Publicado

27-09-2011

Como Citar

Falcão, A. E. J., Mancini, F., Teixeira, F. O., Sousa, F. S., Hummel, A. D., Aureliano, K. C., … Pisa, I. T. (2011). Análise da percepção de usuários sobre a qualidade de websites em saúde comparada com os critérios de adequação da HON. Journal of Health Informatics, 3(3). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/139

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>