Validação de conteúdo do módulo “Planejamento de Enfermagem” de um aplicativo móvel educacional
DOI:
https://doi.org/10.59681/2175-4411.v17.2025.1482Palavras-chave:
Estudo de Validação, Terminologia Padronizada em Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Processo de enfermagem, Aplicativos Móveis, Tecnologia EducacionalResumo
Objetivo: validar o conteúdo do módulo “Planejamento de Enfermagem” de um aplicativo móvel para ensino do processo de enfermagem. Método: estudo metodológico com duas etapas: definição e validação do conteúdo. O conteúdo foi composto por resultados da Classificação de Resultados de Enfermagem e intervenções da Classificação das Intervenções de Enfermagem, selecionados para diagnósticos da NANDA Internacional do aplicativo. A técnica Delphi foi utilizada, com duas rodadas de avaliação e consenso. Utilizou-se estatística descritiva para analisar os dados. Resultados: foram validados resultados e intervenções de enfermagem para todos os diagnósticos do aplicativo. A avaliação das especialistas levou à exclusão de alguns itens, ajustes em outros e inclusão de novas intervenções, garantindo a adequação e coerência do conteúdo. Conclusão: a validação do módulo garantiu a padronização da linguagem e a pertinência do conteúdo para o ensino, contribuindo para o desenvolvimento de recurso educacional estruturado para apoiar o raciocínio clínico de estudantes e profissionais de enfermagem.
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