Entendendo o uso de vídeos como ferramenta complementar de Ensino

Autores

  • Cyntia Franciele Leite Souza Universidade Federal de Campina Grande
  • Jéssica Miranda Ferreira Universidade Federal de Campina Grande
  • Andresa Costa Pereira Universidade Federal de Campina Grande
  • Marco Antônio Dias da Silva Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Tecnologia da informação, Educação, Internet

Resumo

Objetivo: Avaliar como vídeos de histologia básica são utilizados pelos usuários do YouTube. Métodos: Foram criados e publicados vídeos de histologia geral no YouTube. Após 21 meses foi utilizada a ferramenta de análise para verificar como o conteúdo foi acessado. Não foi realizado qualquer tipo de divulgação do conteúdo. Resultados: Foi observado que os vídeos longos obtiveram o maior número de acessos e que os vídeos curtos apresentaram melhores índices de retenção dos usuários durante a visualização. Conclusão: Conclui-se que existe procura por conteúdo instrucional em forma de vídeos e que vídeos com menos de um minuto de duração parecem ser mais efetivos na retenção dos usuários.

Biografia do Autor

Cyntia Franciele Leite Souza, Universidade Federal de Campina Grande

Centro de Saúde e Tecnologia Rural / Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas

Jéssica Miranda Ferreira, Universidade Federal de Campina Grande

Centro de Saúde e Tecnologia Rural / Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas

Andresa Costa Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Centro de Saúde e Tecnologia Rural / Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas

Marco Antônio Dias da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Centro de Saúde e Tecnologia Rural / Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas

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Publicado

17-02-2019

Como Citar

Souza, C. F. L., Ferreira, J. M., Pereira, A. C., & Dias da Silva, M. A. (2019). Entendendo o uso de vídeos como ferramenta complementar de Ensino. Journal of Health Informatics, 11(1). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/600

Edição

Seção

Artigo Original

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