Estudo da Implantação das Tecnologias de Informação na área da Saúde em Enfermagem: uma revisão integrativa de literatura

Autores

  • Graciano Almeida Sudré Universidade Federal de Mato Grosso
  • Henrique Andrade da Silva Vergilio Universidade Federal de Mato Grosso
  • Lorrayne de Jesus Universidade Federal de Mato Grosso
  • Mayara Rocha Siqueira Sudré Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Sistemas de saúde

Resumo

Objetivo: Foi comparar se capacitações por meio de métodos expositivos trazem resultados menos favoráveis quando confrontadas com estratégias de educação permanente, na implantação de tecnologias de informação e comunicação em saúde. Método: Utilizado a RIL para evidenciar estudos sobre o tema, a partir da utilização de descritores nas bases de dados: LILACS, PUBMED e CINAHL. A pergunta norteadora foi elaborada a partir da estratégia PICO ocorrendo entre 2009 a 2014. Resultados: A pesquisa primária apontou 328 referências, sendo 310 no PUBMED, 18 no CINAHL. Aplicando os critérios de inclusão e exclusão, a amostra final foi composta por 11 artigos. Para sumarização e extração dos dados, foi utilizado um instrumento previamente validado. Conclusão: Poucos artigos discutem modelos de capacitação, evidenciando a necessidade de pesquisas que retratam estratégias de impacto quando o tema é informática em saúde.

Biografia do Autor

Graciano Almeida Sudré, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008). Atualmente é Professor Adjunto II do Curso de Medicina (Interação Comunitária), do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Rondonópolis.

Henrique Andrade da Silva Vergilio, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Rondonópolis-MT (2015). Atualmente é residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Rondonópolis.

Lorrayne de Jesus, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Rondonópolis-MT (2015).

Mayara Rocha Siqueira Sudré, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008). Atualmente é Professora Assistente I do Curso de Enfermagem e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Rondonópolis.

Downloads

Publicado

30-03-2020

Como Citar

Sudré, G. A., da Silva Vergilio, H. A., de Jesus, L., & Sudré, M. R. S. (2020). Estudo da Implantação das Tecnologias de Informação na área da Saúde em Enfermagem: uma revisão integrativa de literatura. Journal of Health Informatics, 12(1). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/588

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.