Alfaplay - Uma ferramenta para Auxiliar na Alfabetização de Pessoas com Síndrome de Down

Autores

  • Matheus Rodrigues Lima PUC Goiás
  • Ariane Ruben Calaça Di Menezes PUC Goiás
  • Kárita Cecília Rodrigues Silva PUC Goiás
  • Juliana Santos de Souza Hannum PUC Goiás
  • Talles Marcelo Gonçalves de Andrade Barbosa Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Informática médica, Biofeedback

Resumo

Objetivo: Apresentar e avaliar o Alfaplay, um sistema para auxiliar no desenvolvimento da escrita em bastão, estimulando o raciocínio lógico e a coordenação motora que precedem a execução dos traços. Métodos: Foram construídas duas versões do Alfaplay, uma em software e outra em hardware. Ambas, foram avaliadas por meio de um questionário de autoria própria e da utilização do software Emolab. O Emolab quantifica a atenção visual, o engajamento, a satisfação e o interesse do usuário, pelo rastreio das expressões faciais. Os testes foram executados nas duas versões do sistema, com a participação de X voluntários, pessoas com síndrome de Down, para uma mesma atividade. Resultados: Os resultados mostraram pontuação média acima de 70 pontos para a atenção visual, em escala de 0 a 100. Conclusão: Neste trabalho foi observado que a população avaliada aderiu à tecnologia proposta, de forma rápida e intuitiva, sugerindo o uso cotidiano da tecnologia.

Downloads

Publicado

30-03-2020

Como Citar

Lima, M. R., Di Menezes, A. R. C., Silva, K. C. R., Hannum, J. S. de S., & Barbosa, T. M. G. de A. (2020). Alfaplay - Uma ferramenta para Auxiliar na Alfabetização de Pessoas com Síndrome de Down. Journal of Health Informatics, 12(1). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/690

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.