Jogo Interativo para o auxílio do diagnóstico clínico do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em crianças

Authors

  • Leandro Rubim de Freitas Professor da Faculdade de Informática e Administração Paulista - FIAP
  • Luiz Teruo Kawamoto Junior Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP
  • Waltraudi Orchulhak Kawamoto Professora da Universidade Brasil

Keywords:

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Jogos e Brinquedos, Validação de programas de computador

Abstract

Objetivo: Desenvolver um jogo interativo em ambiente virtual batizado de LogicalGame, para auxílio do diagnóstico clínico do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, de forma divertida e sem constrangimento. Métodos: Após o desenvolvimento do jogo, para validação foi utilizada uma amostra com 284 crianças do ensino fundamental 1 de uma escola particular da cidade de São Paulo. Destas, 26 foram previamente diagnosticadas com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e 258 crianças sem a referida patologia. Resultados: O teste de Mann-Whitney foi utilizado para comparar os tempos das amostras “com TDAH” e “sem TDAH”, capturados por meio do LogicalGame, e a média das medianas das atividades para determinar o nível de classificação do diagnóstico de TDAH. Conclusão: Os resultados indicaram que é possível a hipótese do LogicalGame auxiliar no diagnóstico clínico de TDAH para crianças do ensino fundamental 1.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leandro Rubim de Freitas, Professor da Faculdade de Informática e Administração Paulista - FIAP

Professor da Faculdade de Informática e Administração Paulista - FIAP

Luiz Teruo Kawamoto Junior, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Waltraudi Orchulhak Kawamoto, Professora da Universidade Brasil

Professora da Universidade Brasil

Published

2019-05-13

How to Cite

Freitas, L. R. de, Kawamoto Junior, L. T., & Kawamoto, W. O. (2019). Jogo Interativo para o auxílio do diagnóstico clínico do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em crianças. Journal of Health Informatics, 11(2). Retrieved from https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/612

Issue

Section

Original Articles

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.