Ações educativas do Enfermeiro ao cardiopata mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

Autores/as

  • Gabriela Bautista Instituto Dante Pazzaneze de Cardiologia
  • Rika Miyahara Kobayashi
  • Sergio Henrique Simonetti

Palabras clave:

Educação em Enfermagem, Cardiologia, Informática em Enfermagem

Resumen

Objetivo: Identificar como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) contribuem para educação do cardiopata sobre os cuidados de enfermagem. Método: Revisão de Escopo com buscas realizadas entre 2005 a 2015, em português, inglês e espanhol, nas bases de dados Lilacs, Medline/Pubmed e Cinahl, utilizando URSI adaptado para apresentação de resultados e Melnyk & Fineout-Overholt, para a classificação de nível de evidência. Resultados: De 8 artigos, 5(71,5%) foram publicados entre 2010 e 2015, todos em inglês, em (7;87,5%) os objetivos descreviam sobre avaliação do uso de TIC pelo paciente na sua educação. Os estudos randomizados prevaleceram (3;37,5%) e os resultados mostraram eficácia do uso de TICS nas ações educativas ao paciente (5;71,5%). Conclusão: As TICS aplicadas na educação ao cardiopata podem favorecer a mudança comportamental, o estilo de vida, acesso às informações para prevenção e promoção da saúde e diminuir custos.

Biografía del autor/a

Gabriela Bautista, Instituto Dante Pazzaneze de Cardiologia

Enfermeria residente

Rika Miyahara Kobayashi

Enfermeira. Pedagoga.  Doutora em enfermagem pela EEUSP. Diretora do Serv. de Educ. Continuada do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Sergio Henrique Simonetti

Enfermeiro da Assessoria de Pesquisa do IDPC. Especialista Cardiovascular IDPC. Informática em Saúde pela UNIFESP. Mestre e Doutorando em ciências pela EEUSP

Publicado

2017-05-21

Cómo citar

Bautista, G., Kobayashi, R. M., & Simonetti, S. H. (2017). Ações educativas do Enfermeiro ao cardiopata mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Journal of Health Informatics, 9(2). Recuperado a partir de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/466

Número

Sección

Revisión

Artículos similares

1 2 3 4 5 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a