Ações educativas do Enfermeiro ao cardiopata mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Palabras clave:
Educação em Enfermagem, Cardiologia, Informática em EnfermagemResumen
Objetivo: Identificar como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) contribuem para educação do cardiopata sobre os cuidados de enfermagem. Método: Revisão de Escopo com buscas realizadas entre 2005 a 2015, em português, inglês e espanhol, nas bases de dados Lilacs, Medline/Pubmed e Cinahl, utilizando URSI adaptado para apresentação de resultados e Melnyk & Fineout-Overholt, para a classificação de nível de evidência. Resultados: De 8 artigos, 5(71,5%) foram publicados entre 2010 e 2015, todos em inglês, em (7;87,5%) os objetivos descreviam sobre avaliação do uso de TIC pelo paciente na sua educação. Os estudos randomizados prevaleceram (3;37,5%) e os resultados mostraram eficácia do uso de TICS nas ações educativas ao paciente (5;71,5%). Conclusão: As TICS aplicadas na educação ao cardiopata podem favorecer a mudança comportamental, o estilo de vida, acesso às informações para prevenção e promoção da saúde e diminuir custos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La sumisión de un artículo a el Journal of Health Informatics es entendida como exclusiva y que no esta siendo considerado para publicación en otro periódico. La permisión de los autores para la publicación de su artículo en lo JHI implica en la exclusiva autorización concedida a los editores para su inclusión en la revista. Al someter un artículo, a lo autor será solicitada la permisión electrónica de una Nota de Copyright. Una mensaje electrónica será enviada a lo autor correspondiente confirmando el recibo del manuscrito y lo aceite de la Nota de Copyright.