Desenvolvimento de um módulo adaptativo para o Sistema de Treinamento das Habilidades Auditivas

Autores

  • Leonardo Luiz Braun Universidade Federal de São Paulo
  • Simone Virginia Vitti Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar
  • Ivan Torres Pisa Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Reabilitação da Deficiência Auditiva, Tecnologias e Aplicativos de Software, Auxiliares de Audição

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi desenvolver um modelo conceitual e implementar um módulo adaptativo de treinamento auditivo para o Sistema de Treinamento das Habilidades Auditivas (SisTHA) para adultos e idosos usuários de aparelho auditivo. Métodos: Foi implementado um modelo de treinamento auditivo baseado no perfil do usuário, nas suas restrições socioemocionais e queixas auditivas iniciais, e em seu desempenho ao longo do treinamento. Os questionários Hearing Handicap Inventory for the Adult (HHIA), Hearing Handicap Inventory for the Eldery (HHIE) e de queixas auditivas foram aplicados antes e depois do treinamento. Resultados: Foram implementadas melhorias de responsividade da interface e navegabilidade no SisTHA. O modelo adaptativo foi utilizado para definir o protocolo de treinamento resultando em quatro algoritmos para detecção de perfil, definição do treinamento, treinamento e medição de desempenho. Conclusão: Em futuros ensaios clínicos usando os grupos adaptativo e padrão espera-se avaliar se o treinamento adaptativo possui maior efetividade sobre o padronizado.

Biografia do Autor

Leonardo Luiz Braun, Universidade Federal de São Paulo

Pesquisador associado ao grupo de pesquisa Saude360º do Departamento de Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo campus Escola Paulista de Medicina.

Simone Virginia Vitti, Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar

Ambulatório Médico de Especialidades

Ivan Torres Pisa, Universidade Federal de São Paulo

Departamento de Informática em Saúde, Escola Paulista de Medicina

Downloads

Publicado

10-03-2021

Como Citar

Braun, L. L., Vitti, S. V., & Pisa, I. T. (2021). Desenvolvimento de um módulo adaptativo para o Sistema de Treinamento das Habilidades Auditivas. Journal of Health Informatics, 13(1). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/728

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>