Aplicação de healthbots em língua portuguesa: revisão narrativa

Autores

  • Camille Prado
  • Antonio Valerio Netto CNPq
  • Lilian Berton
  • André Kazuo Takahara

Palavras-chave:

Saúde Digital, Tecnologia de Informação, Telessaúde

Resumo

Objetivo: Esse estudo objetivou levantar e caracterizar as aplicações de healthbots em língua portuguesa, considerando seus papéis na transformação digital da jornada do paciente. Métodos: Revisão de literatura narrativa pela qual se investigou a acessibilidade e a objetividade das aplicações, tendo o paciente como usuário final. Os artigos foram analisados quanto ao uso de bots, tecnologias da informação e dispositivos utilizados, objetivo das aplicações, área médica de intervenção e disciplinaridade no desenvolvimento das soluções. Resultados: De treze artigos selecionados na busca contendo aplicações com automatização de tarefas, apenas cinco descreveram a utilização de bots. Conclusão: Os healthbots possuem potencial para promover o aprimoramento da jornada do paciente. Contudo, o desenvolvimento e o emprego de tais aplicações ainda não estão difundidos no Brasil.

Biografia do Autor

Antonio Valerio Netto, CNPq

Doutor em computação e matemática computacional pela USP. Possui MBA em Marketing pela FUNDACE (FEA-RP/USP). É técnico em informática industrial pela ETEP, Bacharel em computação pela Universidade Federal de São Carlos e mestre em engenharia mecânica pela USP. Em 2001 foi pesquisador visitante na Universidade de Indiana (EUA). Trabalhou cinco anos na área de P&D da Opto Eletrônica S.A. e, posteriormente, dois anos como consultor de novas tecnologias da Debis Humaitá do grupo DaimlerChrysler e um ano na T-Systems, empresa do grupo Deutsche Telekom. Em 2003, fundou a Cientistas Desenvolvimento Tecnológico, empresa focada no desenvolvimento de sistemas computacionais para as áreas de Energia & Utilities e Segurança que em 2009 foi considerada pelo Sebrae SP uma das pequenas empresas mais inovadoras do estado de São Paulo. Em 2007, fundou a XBot, primeira empresa de robótica móvel do país para as áreas de educação, pesquisa e entretenimento, que em 2011 foi uma das vencedoras do prêmio nacional de empreendedorismo e em 2012 recebeu o Prêmio MPE Brasil Estadual São Paulo de destaque em boas práticas de responsabilidade social. É o atual diretor adjunto de tecnologia (DETEC) do CIESP. É avaliador ad-hoc do CNPq, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e Assessor Científico do Fundo Mackenzie de Pesquisa. Possui mais de 80 publicações entre livros, capítulos de livros, revistas e congressos internacionais e nacionais nas áreas de computação e engenharia. Possui oito pedidos de patentes e seis registros de marcas. Coordenou em torno de 15 projetos tecnológicos financiados pela FINEP, CNPq, FAPESP e empresas privadas nos últimos cinco anos. Recebeu diversos prêmios e menções honrosas, como a do Society of Automotive Engineer (SAE) Brasil 2001 - melhor artigo na categoria Projetos e de melhor aluno do MBA em Marketing da FUNDACE em 2006. Em 2008 foi finalista do prêmio Empreendedor de Sucesso promovido pela revista PEGN e FGV. Em 2009 tornou-se professor honorário da Universidad Abierta Interamericana (Buenos Aires/ARG). Em 2013, ganhou o Prêmio Alexandrino Garcia do Grupo Algar na categoria Empreendedorismo pelo trabalho realizado na área de educação tecnológica. Em 2016 recebeu o prêmio ABSEG da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança. Desde 2011 é bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico do CNPq.

Downloads

Publicado

20-12-2021

Como Citar

Prado, C., Valerio Netto, A., Berton, L., & Takahara, A. K. (2021). Aplicação de healthbots em língua portuguesa: revisão narrativa. Journal of Health Informatics, 13(4). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/901

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.