Brazilian Digital Health Index (BDHI): avaliação da maturidade da saúde digital do Brasil

Autores

  • Tatiana Patricia Farias da Cruz
  • Angélica Baptista Silva
  • Paulo Roberto de Lima Lopes
  • Ivan Torres Pisa Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Saúde digital, Estudo de avaliação, Monitorização e Avaliação da eSaúde Nacional

Resumo

Objetivos: Este estudo apresenta um modelo e resultados preliminares da avaliação da situação da saúde digital do Brasil de amplo espectro, nacional. Métodos: Foram revisados 23 modelos de maturidade relacionados. Foi proposto o Brazilian Digital Health Index (BDHI) elaborado com base no modelo Global Digital Health Index (GDHI) e adaptado para o contexto brasileiro e posterior avaliação da sua praticidade por especialistas da comunidade de Informática em Saúde. Considera 51 questões associadas a 23 indicadores distribuídos em 8 eixos. Resultados: O modelo admite 5 níveis de maturidade. Onze especialistas participaram levando a um resultado preliminar indicando a situação “implantada” para a saúde digital no espectro nacional. A avaliação destaca a situação “madura” para o eixo recursos humanos e situação “incipiente” para eixo cidadania, sustentabilidade e economia do conhecimento. Conclusão: O projeto BDHI oferece um modelo de maturidade para acompanhar periodicamente a situação da saúde digital no cenário nacional ou regional e facilitar sua comparação com outros países.

Biografia do Autor

Ivan Torres Pisa, Universidade Federal de São Paulo

Professor adjunto no Departamento de Informática em Saúde, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenador do grupo de pesquisa Saúde 360.

Downloads

Publicado

02-07-2022

Como Citar

Cruz, T. P. F. da, Silva, A. B., Lopes, P. R. de L., & Pisa, I. T. (2022). Brazilian Digital Health Index (BDHI): avaliação da maturidade da saúde digital do Brasil. Journal of Health Informatics, 14(Especial). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/978

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>