Avaliação do treinamento mediado por tecnologias educacionais: revisão integrativa
Keywords:
Tecnologia Educacional, Informática em Enfermagem, Avaliação EducacionalAbstract
Objetivo: Identificar resultados da avaliação de treinamentos realizados por meio de educação continuada de enfermeiros mediados por tecnologias educacionais, em cenário de práticas. Método: Esta revisão integrativa incluiu artigos publicados entre 2012 a 2016,das bases LILACS, Scielo,Bdenf,Medline/PUBMED,CINAHL excluindo-se artigos relacionados à formação de graduandos/pós-graduandos e educação de pacientes. Utilizou-se Galvão como referencial metodológico e Abad como referencial teórico de análise. Resultados: Foram selecionados 17 artigos publicados no idioma inglês. Entre eles estudos de coorte ou caso controles e relacionados a Simulação foram prevalentes. Todos avaliaram a aprendizagem e alguns também o impacto no trabalho, suporte para a transferência ou a reação. Conclusão: O treinamento de enfermeiros e a avaliaçãode impacto em cenário de campo precisam ser desenvolvidos no Brasil sistematicamente. Este processo de avaliação deve envolver o profissional treinado e ser realizado com ênfase no suporte para transferência e como uma política de recursos humanos.Downloads
Published
2019-08-10
How to Cite
Kobayashi, R. M., & Araújo, G. D. de. (2019). Avaliação do treinamento mediado por tecnologias educacionais: revisão integrativa. Journal of Health Informatics, 11(3). Retrieved from https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/548
Issue
Section
Review