Avaliação do treinamento mediado por tecnologias educacionais: revisão integrativa
Palabras clave:
Tecnologia Educacional, Informática em Enfermagem, Avaliação EducacionalResumen
Objetivo: Identificar resultados da avaliação de treinamentos realizados por meio de educação continuada de enfermeiros mediados por tecnologias educacionais, em cenário de práticas. Método: Esta revisão integrativa incluiu artigos publicados entre 2012 a 2016,das bases LILACS, Scielo,Bdenf,Medline/PUBMED,CINAHL excluindo-se artigos relacionados à formação de graduandos/pós-graduandos e educação de pacientes. Utilizou-se Galvão como referencial metodológico e Abad como referencial teórico de análise. Resultados: Foram selecionados 17 artigos publicados no idioma inglês. Entre eles estudos de coorte ou caso controles e relacionados a Simulação foram prevalentes. Todos avaliaram a aprendizagem e alguns também o impacto no trabalho, suporte para a transferência ou a reação. Conclusão: O treinamento de enfermeiros e a avaliaçãode impacto em cenário de campo precisam ser desenvolvidos no Brasil sistematicamente. Este processo de avaliação deve envolver o profissional treinado e ser realizado com ênfase no suporte para transferência e como uma política de recursos humanos.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La sumisión de un artículo a el Journal of Health Informatics es entendida como exclusiva y que no esta siendo considerado para publicación en otro periódico. La permisión de los autores para la publicación de su artículo en lo JHI implica en la exclusiva autorización concedida a los editores para su inclusión en la revista. Al someter un artículo, a lo autor será solicitada la permisión electrónica de una Nota de Copyright. Una mensaje electrónica será enviada a lo autor correspondiente confirmando el recibo del manuscrito y lo aceite de la Nota de Copyright.