Avaliação do treinamento mediado por tecnologias educacionais: revisão integrativa

Autores/as

  • Rika Miyahara Kobayashi Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
  • Gabriela Denise de Araújo

Palabras clave:

Tecnologia Educacional, Informática em Enfermagem, Avaliação Educacional

Resumen

Objetivo: Identificar resultados da avaliação de treinamentos realizados por meio de educação continuada de enfermeiros mediados por tecnologias educacionais, em cenário de práticas. Método: Esta revisão integrativa incluiu artigos publicados entre 2012 a 2016,das bases LILACS, Scielo,Bdenf,Medline/PUBMED,CINAHL excluindo-se artigos relacionados à formação de graduandos/pós-graduandos e educação de pacientes. Utilizou-se Galvão como referencial metodológico e Abad como referencial teórico de análise. Resultados: Foram selecionados 17 artigos publicados no idioma inglês. Entre eles estudos de coorte ou caso controles e relacionados a Simulação foram prevalentes. Todos avaliaram a aprendizagem e alguns também o impacto no trabalho, suporte para a transferência ou a reação. Conclusão: O treinamento de enfermeiros e a avaliaçãode impacto em cenário de campo precisam ser desenvolvidos no Brasil sistematicamente. Este processo de avaliação deve envolver o profissional treinado e ser realizado com ênfase no suporte para transferência e como uma política de recursos humanos.

Biografía del autor/a

Rika Miyahara Kobayashi, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola Enfermagem da Universidade de São Paulo. Diretora Técnica do Serviço de Educação Continuada e Vice Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU) do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e membro da Comissão Nacional de Residência em Enfermagem (Conarenf), do Sistema Cofen/Conselhos Regionais.

Gabriela Denise de Araújo

Graduada em Informática Biomédica pela Universidade de São Paulo _Ribeirão Preto (USP_RP), Mestre em Ciências. Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde – PPGIS, Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP, São Paulo, (SP), Brasil.

Publicado

2019-08-10

Cómo citar

Kobayashi, R. M., & Araújo, G. D. de. (2019). Avaliação do treinamento mediado por tecnologias educacionais: revisão integrativa. Journal of Health Informatics, 11(3). Recuperado a partir de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/548

Número

Sección

Revisión

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a