Estratégias de Teleducação no enfrentamento da COVID-19 no Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.59681/2175-4411.v15.iEspecial.2023.1092Palavras-chave:
Teleducação, COVID-19, Saúde DigitalResumo
Objetivo: Descrever as estratégias tecnológicas educacionais utilizadas no enfrentamento do COVID-19 para atualização de profissionais de saúde e da população. Método: Foi um estudo de desenvolvimento tecnológico observacional, exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. Resultados: Um ambiente de teleducação foi disponibilizado com 368 novos usuários e 532 acessos, onde disponibilizou um acervo de conteúdo educacional através de 17 vídeos educativos com recursos audiovisuais e conteúdo informativo. Também foi disponibilizado um chatbot para a triagem de pacientes com sintomas de COVID-19 e para esclarecimento de dúvidas. Conclusão: O desenvolvimento de estratégias de teleducação para saúde pública foi muito importante nesse período em que a educação em saúde está sendo feita de forma virtual para a compreensão acerca dos temas sobre o COVID-19.
Referências
Li Q, Guan X, Wu P, Wang X, Zhou L, Tong Y, et al. Early Transmission Dynamics in Wuhan, China, of Novel Coronavirus–Infected Pneumonia. N Engl J Med. https://doi.org/101056/NEJMoa2001316 [Internet]. 2020 Jan 29 [cited 2021 Oct 18];382(13):1199–207. Available from: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/nejmoa2001316
Organização Mundial de Saúde (OMS) Brasil. Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) Brasil. OMS declara emergência de saúde pública de importância internacional por surto de novo coronavírus [Internet]. Opas. 2020. p. 1–13. Available from: https://www.paho.org/pt/news/30-1-2020-who-declares-public-health-emergency-novel-coronavirus
Brasil. Protocolo de Manejo Clínico da Covid-19 na Atenção Especializada [recurso eletrônico]. Ministério da Saúde. 2020 Apr. 48 p. Available from: https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/14/Protocolo-de-Manejo-Cl--nico-para-o-Covid-19.pdf
Dong Y, Mo X, Hu Y, Qi X, Jiang F, Jiang Z, et al. Epidemiology of COVID-19 among children in China. Pediatrics [Internet]. 2020;145(6). Available from: https://pediatrics.aappublications.org/content/pediatrics/145/6/e20200702.full.pdf
Bashshur R, Doarn CR, Frenk JM, Kvedar JC, Woolliscroft JO. Telemedicine and the COVID-19 pandemic, lessons for the future [Internet]. Vol. 26, Telemedicine and e-Health. Telemed J E Health; 2020. p. 571–3. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32275485/
Smith AC, Thomas E, Snoswell CL, Haydon H, Mehrotra A, Clemensen J, et al. Telehealth for global emergencies: Implications for coronavirus disease 2019 (COVID-19). J Telemed Telecare [Internet]. 2020 Jun 1;26(5):309–13. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32196391/
Wilder-Smith A, Freedman DO. Isolation, quarantine, social distancing and community containment: Pivotal role for old-style public health measures in the novel coronavirus (2019-nCoV) outbreak. J Travel Med [Internet]. 2020;27(2):1–4. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32052841/
Martins RX, Flores VF. A implantação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo): revelações de pesquisas realizadas no Brasil entre 2007 e 2011. Rev Bras Estud Pedagógicos [Internet]. 2015;96(242):112–28. Available from: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/WhDJhQrDnPZ4tvPKWybvwKt/?lang=pt&format=pdf
Campos Filho AS, Lemos WB, Souza, RC, Lima, LLB. Realidade virtual como ferramenta educacional e assistencial na saúde: uma revisão integrativa.J.Health Inform. 2020 Abril-Junho; 12(2):58-63
Sousa MG, Oliveira EML, Coelho MMF, Miranda KCL, Henriques ACPT, Cabral RL. Validation of educational game for adolescents about the sexuality topic. Rev Pesqui Cuid é Fundam Online [Internet]. 2018;10(1):203–9. Available from: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6030/pdf
Souza V, Gazzinelli MF, Soares AN, Fernandes MM, Oliveira RNG, Fonseca RMGS. The game as strategy for approach to sexuality with adolescents: theoretical-methodological reflections. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017;70(2):394–401.
Abbasi M, Eslami S, Mohammadi M, Khajouei R. The pedagogical effect of a health education application for deaf and hard of hearing students in elementary schools. Electron Physician [Internet]. 2017;9(9):5199–205. Available from: http://www.ephysician.ir/2017/5199.pdf
A. K. Wardhana, R. Ferdiana and I. Hidayah, "Empathetic Chatbot Enhancement and Development: A Literature Review," 2021 International Conference on Artificial Intelligence and Mechatronics Systems (AIMS), 2021, pp. 1-6, doi: 10.1109/AIMS52415.2021.9466027.
Brooke J. SUS: A “Quick and Dirty” Usability Scale. Em: Usability Evaluation In Industry [Internet]. CRC Press; 1996 [citado 2022 ago 24]. p. 207–12. Available from: https://www.taylorfrancis.com/books/9781498710411/chapters/10.1201/9781498710411-35
Google. Dialogflow [Internet]. 2021. p. 1–2. Available from: https://cloud.google.com/dialogflow/docs/
Vosoughi S, Deb R, Aral S. The spread of true and false news online. MIT Initiative on the Digital Economy Research Brief [Internet]. 2017;1–5. Available from: http://ide.mit.edu/sites/default/files/publications/2017 IDE Research Brief False News.pdf
Cateb GF, Amaral S, Gonçalves SCL, Oliveira JRI, Prates RO, Chagas BA, et al. Pilot validation of a frontline chatbot to face COVID-19 using telehealth assistance. In: XXI Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS) [Internet]. 2021. p. 1–6. Available from: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbcas_estendido/article/view/16108
Person B, Sy F, Holton K, Govert B, Liang A, Sars N. Fear and Stigma: The Epidemic within the SARS Outbreak. Emerg Infect Dis [Internet]. 2004;10(2):358–63. Available from: https://wwwnc.cdc.gov/eid/article/10/2/03-0750_article
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Amadeu Sá de Campos Filho, Claudinalle Farias Queiroz de Souza, Jasna Mariane Soares Cavalcante, Nathalia Soares de Souza, Karolina de Cássia Lima da Silva, Letícia Moura Mulatinho, Lucilene Rafael Aguiar, Magdala de Araújo Novaes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de um artigo ao Journal of Health Informatics é entendida como exclusiva e que não está sendo considerada para publicação em outra revista. A permissão dos autores para a publicação de seu artigo no J. Health Inform. implica na exclusiva autorização concedida aos editores para incluí-lo na revista. Ao submeter um artigo, ao autor será solicitada a permissão eletrônica de um Termo de Transferência de Direitos Autorais. Uma mensagem eletrônica será enviada ao autor correspondente confirmando o recibo do manuscrito e o aceite da Declaração de Direito Autoral.