Sistema web de treinamento auditivo para idoso usuário de aparelho auditivo

Autores

  • Simone Virginia Vitti Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Frederico Molina Corhs Hospital São Paulo - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Wanderléia Quinhoneiro Blasca Universidade de São Paulo - USP/Bauru/SP
  • Daniel Sigulem Prof. Dr. Titular aposentado da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Ivan Torres Pisa Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Palavras-chave:

Software, Idoso, Auxiliares da audição

Resumo

Objetivo: Comparar dois grupos de idosos usuários de aparelho auditivo em relação à restrição de participação nas atividades de vida diária depois da intervenção por meio de um sistema web de treinamento das habilidades auditivas. Método: Foram selecionados 16 idosos com deficiência auditiva de grau leve a severo, usuários de aparelho auditivo bilateral, faixa etária 60-81 anos, com computador em casa e experiência em navegar na web. A amostra foi dividida em grupo controle sem  acesso ao treinamento auditivo e o grupo experimental com acesso ao treinamento auditivo via sistema web por um período de até 30 dias, 5 vezes por semanas, 30 minutos diários. Comparou-se a restrição de participação com emprego do questionário Hearing Handicap Inventory for the Elderley (HHIE). Resultados: Observou-se diferença estatística significativa dos efeitos psicossociais verificados antes e depois do treinamento auditivo no grupo experimental. Comprovou-se melhora clínica significativa no âmbito emocional e social quanto ao reconhecimento e compreensão de fala dos idosos usuários de aparelho auditivos. Conclusão: O treinamento auditivo por meio do sistema web auxiliou na redução da restrição de participação quanto aos aspectos sociais e emocionais ocasionados pela perda auditiva.

Biografia do Autor

Simone Virginia Vitti, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/EPM-SP, pelo programa de pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde, no Departamento de Informática em Saúde (2016). Mestre em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru,Universidade de São Paulo- FOB/USP (2006). Especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia/ CRFa(2009), Especialista em Saúde Pública - UNAERP/SP (2001). Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo USP/Bauru(1993). Experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em audiologia e telessaúde, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e diagnóstico auditivo, (re) habilitação de deficientes auditivos usuários de dispositivos eletrônicos (aparelho de amplificação sonora individual e implante coclear), treinamento auditivo do processamento auditivo, prevenção e promoção da saúde fonoaudiologia, educação, educação especial e avaliação fonoaudiológica

Frederico Molina Corhs, Hospital São Paulo - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Mestre em Ciência pela Universidade Federal de São Paulo, Especialista em Marketing de Serviços (MBA Marketing de Serviços) pela FIA (Fundação Instituto de Administração - FEA/USP), e graduação em Administração com ênfase em Marketing. Experiência na área de Gestão, análise de dados qualitativos e quantitativos, e visualização de dados e informação.

Wanderléia Quinhoneiro Blasca, Universidade de São Paulo - USP/Bauru/SP

Fonoaudióloga (1987) pela Universidade do Sagrado Coração; Mestrado em Educação: Distúrbios da Comunicação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994); Doutorado em Ciências - Distúrbios da Comunicação - Hospital de Reabilitação de Anomalias Crânio Faciais (2002) e Livre Docência pela Faculdade de Odontologia de Bauru ? Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP na Graduação e Pós-Graduação. Membro do Grupo de Pesquisas em Audiologia do Centro de Pesquisas Audiológicas do HRAC ? USP e do Grupo de Pesquisa em Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Trabalho (GT) de Telessaúde em Fonoaudiologia do Conselho Federal de Fonoaudiologia. Membro do Comitê Assessor do Programa Viver Sem Limites do Ministério da Saúde e Membro do Grupo de Avaliadores de Cursos de Graduação em Fonoaudiologia do Ministério da Educação. Atua nas Linhas de Pesquisa: Processos e Distúrbios da Audição e Telessaúde em Fonoaudiologia. VICE-PRESIDENTE da Comissão Gestora do Convênio SUS da FOB/USP. Membro da Comissão Interna de Acompanhamento de Convênios do HRAC ? USP. Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva do HRAC ? USP ? Ministério da Educação; Coordenadora do Programa de Saúde Auditiva do Departamento de Fonoaudiologia ? Clinica de Fonoaudiologia - FOB/USP, credenciado junto ao Ministério da Saúde. Coordenadora do Projeto Jovem Doutor do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP. Membro e Tutora do Grupo Dangerous Decibels Brasil. Tutota do PET - FONOAUDIOLOGIA do Departamento de Fonoaudiologia desde janeiro/2017. Bolsista pelo Ministério da Educação. Membro da Diretoria da Academia Brasileira de Audiologia, gestão 2017 a 2019.

Daniel Sigulem, Prof. Dr. Titular aposentado da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (1965) e doutorado em Medicina (Nefrologia) pela mesma Escola (1976). Professor Livre Docente (1997). Professor Titular Aposentado pela Universidade Federal de São Paulo (2009). Atualmente é Professor Orientador do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Informática em Saúde da Universidade Federal de São Paulo.

Ivan Torres Pisa, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Pesquisador na área de informática em saúde, na linha de big data e data science em saúde, e descoberta de conhecimento e mineração de dados em saúde. Experiência em matemática e computação. Interesse em mineração de texto em saúde, recuperação de informação, sistemas de apoio a decisão em saúde, sistemas de informação em saúde, telemedicina e telessaúde. Apresenta características agregadoras, com atividades sociais e organização de grupos. Músico amador, ciclista de trilhas urbanas e rurais. Nascido em São José dos Campos SP (out/1970), reside em São Paulo. Página web http://ivanpisa.pro.br. ACADÊMICO. Técnico em informática industrial na Escola Técnica Prof. Everardo Passos (ETEP), São José dos Campos SP (dez/1989). Bacharel em matemática, UNESP Rio Claro (dez/1996). Mestre (jul/1999) e doutor (jul/2003) em ciências no Programa de Pós-graduação em Física Aplicada à Medicina e Biologia, FFCLRP USP. Pós-doutoramento (mar/2005) com bolsa FAPESP no mesmo programa em parceria com UNIFESP. Livre docente pela Disciplina de Informática em Saúde, UNIFESP (dez/2013). Lattes CNPq http://lattes.cnpq.br/2841925497526792. Citações Google Acadêmico http://goo.gl/Spwe9n. FAPESP http://goo.gl/G5Jfwz. ResearcherID C-8075-2013 http://goo.gl/7onHxw. PROFISSIONAL. Iniciou atividades no Departamento de Informática em Saúde (DIS), EPM UNIFESP, como bolsista CNPq projeto ONCONET (2003-4). Realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão. Orientador (out/2005-) no Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde (antes denominado Informática em Saúde) da UNIFESP. Professor adjunto (mai/2006-) no mesmo departamento. Docência no Curso Superior em Tecnologias em Informática em Saúde e antes em outros cursos. Professor no Curso de Especialização em Informática em Saúde, modalidade EaD, UAB/UNIFESP. Membro da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) (2002-). Membro do Comitê Editorial do Journal of Health Informatics (jun/2008-). Membro do Conselho Editorial da Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais (RESDITE) (jun/2016-). Parecerista FAPESP (2006-). GRUPO DE PESQUISA Criador e coordenador (mar/2007-) do grupo de pesquisa Saúde 360o http://saude360.com.br, diretório CNPq http://goo.gl/azBKqe. Líder do grupo CNPq Gestão e Informática em Saúde http://goo.gl/2ojc2t (ago/2016-). POSIÇÕES ADMINISTRATIVAS. Coordenador no Programa de Pós-graduação em Gestão e Informática em Saúde, UNIFESP (ago/2016-). Coordenador do Curso de Especialização em Informática em Saúde, modalidade EaD, UAB/UNIFESP (abr/2016-). Membro do Conselho do Departamento de Informática em Saúde EPM UNIFESP (jul/2016-). CONTATO. Endereço: Departamento de Informática em Saúde, EPM, UNIFESP. Rua Botucatu, 862 - Edifício Leal Prado - Térreo. Vila Clementino - São Paulo - SP. 04023-062. Telefone profissional: (11) 5576-4347 ramal 1246. E-mail/gtalk: ivanpisa @ gmail.com. E-mail institucional: ivanpisa @ unifesp.br.

Downloads

Publicado

10-08-2019

Como Citar

Vitti, S. V., Corhs, F. M., Blasca, W. Q., Sigulem, D., & Pisa, I. T. (2019). Sistema web de treinamento auditivo para idoso usuário de aparelho auditivo. Journal of Health Informatics, 11(3). Recuperado de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/645

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>