SAMob - Sistema Móvel de Geolocalização e Geoprocessamento para Locais de Atendimento em Saúde

Autores

  • Victor Travassos Sarinho Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
  • Luan Rios Campos UEFS

Palavras-chave:

Saúde Móvel, Rede Social, Área de Serviço de Saúde, Qualificação

Resumo

Objetivo: Apresentar o Sistema de Atendimento Mobile (SAMob) capaz de identificar, compartilhar e qualificar centros de atendimento de saúde próximos à geolocalização atual de seus respectivos usuários via dispositivo móvel. Método: Produziu-se o SAMob em dois subsistemas, sendo o primeiro focado na plataforma Android, capaz de listar e avaliar locais de atendimento próximos. Já o segundo subsistema foca na plataforma WEB, permitindo cadastrar novos locais de atendimento, novos usuários e administradores responsáveis pelos mesmos. Resultados: SAMob permite visualizar distâncias, identificar a melhor rota para atendimento, consultar a situação corrente de locais de atendimento, e compartilhar avaliações resumidas sobre atendimentos realizados. Conclusão: Pode-se considerar o SAMob como uma importante solução de mHealth, capaz de melhorar a tomada de decisão na escolha de locais de atendimento de saúde, bem como fornecer um serviço aberto de qualificação desses locais por parte de seus usuários.

Biografias Autor

Victor Travassos Sarinho, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Professor Doutor do Curso de Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, Feira de Santana (BA), Brasil.

Luan Rios Campos, UEFS

Graduando do Curso de Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, Feira de Santana (BA), Brasil.

Publicado

2014-09-24

Como Citar

Sarinho, V. T., & Campos, L. R. (2014). SAMob - Sistema Móvel de Geolocalização e Geoprocessamento para Locais de Atendimento em Saúde. Journal of Health Informatics, 6(3). Obtido de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/304

Edição

Secção

Relato de Experiência

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)