Registro Eletrônico em Saúde Interoperável: os desafios do padrão OpenEHR

Autores

  • Renata Dutra Braga Universidade Federal de São Paulo
  • Fábio Nogueira de Lucena Universidade Federal de São Paulo
  • Plínio de Sá Leitão-Júnior Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Registros Eletrônicos de Saúde, Semântica, Troca de Informações

Resumo

Objetivo: Investigar as evidências disponíveis na literatura sobre os desafios do OpenEHR para a definição semântica das informações contidas em um registro eletrônico em saúde. Método: Estudo observacional e longitudinal de revisão integrativa. Utilizaram-se as bases de dados IEEEXplore, LILACS, PubMed, SciELO e The ACM Digital Library. Estabeleceram-se como descritores: Registro Eletrônico em Saúde, Interoperabilidade Semântica, Experiência e Desafios com o OpenEHR. Resultados: Foram selecionados dez artigos. Identificaram-se como desafios: definir corretamente os arquétipos (perspectiva técnica e semântica). Isso exige o estabelecimento de uma comunidade de profissionais de saúde aptos a modelarem arquétipos, mantendo o consenso clínico multiprofissional e o nível de granularidade que necessitam. Conclusão: Mesmo com desafios, ainda há um consenso mundial sobre o uso da modelagem em dois níveis para atingir o nível de interoperabilidade ideal e, neste caso, os arquétipos são considerados a base essencial que garantirá o significado preciso da informação que será interoperada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Renata Dutra Braga, Universidade Federal de São Paulo

Especialista em Informática em Saúde, Universidade Aberta do Brasil (UAB) / Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Fábio Nogueira de Lucena, Universidade Federal de São Paulo

Especialista em Informática em Saúde, Universidade Aberta do Brasil (UAB) / Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Plínio de Sá Leitão-Júnior, Universidade Federal de São Paulo

Especialista em Informática em Saúde, Universidade Aberta do Brasil (UAB) / Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Publicado

2016-08-22

Como Citar

Braga, R. D., Lucena, F. N. de, & Leitão-Júnior, P. de S. (2016). Registro Eletrônico em Saúde Interoperável: os desafios do padrão OpenEHR. Journal of Health Informatics, 8(3). Obtido de https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/405

Edição

Secção

Artigo de Revisão

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)