Caracterização de Portfólios Digitais: Revisão Integrativa da Literatura
Keywords:
Informática Médica, Recursos Humanos em Saúde, Tecnologia EducacionalAbstract
Este estudo objetivou analisar os formatos de portfólios que empregam recursos de informática, no contexto da formação em saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de artigos completos, das bases LILACS e MEDLINE, nos idiomas português e inglês, a partir dos descritores: Avaliação Educacional, Tecnologia Educacional e da palavra-chave portfólio. A amostra final constituiu-se de 29 artigos, advindos da Europa, América e Oceania. Após análise, identificou que o portfólio reflexivo, potente estratégia de aprendizagem inicialmente com formato manuscrito, vem explorando novas versões digitais. Observou-se a importância da tecnologia como facilitadora quando associada aos referenciais pedagógicos adequados, sendo estas experiências positivas, com caráter polissêmico, com perspectivas de aprimoramento pertinentes e promissoras. Espera-se a concretização de novos trabalhos que sejam voltados ao contexto educacional brasileiro.Downloads
Published
2018-08-20
How to Cite
Miranda, F. M., & Zem-Mascarenhas, S. H. (2018). Caracterização de Portfólios Digitais: Revisão Integrativa da Literatura. Journal of Health Informatics, 10(3). Retrieved from https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/547
Issue
Section
Review