Caracterização de Portfólios Digitais: Revisão Integrativa da Literatura
Palabras clave:
Informática Médica, Recursos Humanos em Saúde, Tecnologia EducacionalResumen
Este estudo objetivou analisar os formatos de portfólios que empregam recursos de informática, no contexto da formação em saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de artigos completos, das bases LILACS e MEDLINE, nos idiomas português e inglês, a partir dos descritores: Avaliação Educacional, Tecnologia Educacional e da palavra-chave portfólio. A amostra final constituiu-se de 29 artigos, advindos da Europa, América e Oceania. Após análise, identificou que o portfólio reflexivo, potente estratégia de aprendizagem inicialmente com formato manuscrito, vem explorando novas versões digitais. Observou-se a importância da tecnologia como facilitadora quando associada aos referenciais pedagógicos adequados, sendo estas experiências positivas, com caráter polissêmico, com perspectivas de aprimoramento pertinentes e promissoras. Espera-se a concretização de novos trabalhos que sejam voltados ao contexto educacional brasileiro.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La sumisión de un artículo a el Journal of Health Informatics es entendida como exclusiva y que no esta siendo considerado para publicación en otro periódico. La permisión de los autores para la publicación de su artículo en lo JHI implica en la exclusiva autorización concedida a los editores para su inclusión en la revista. Al someter un artículo, a lo autor será solicitada la permisión electrónica de una Nota de Copyright. Una mensaje electrónica será enviada a lo autor correspondiente confirmando el recibo del manuscrito y lo aceite de la Nota de Copyright.